terça-feira, 8 de outubro de 2013

O requinte da renda Renasença

Consta como origem da renda Renascença a cidade de Veneza, Itália, por volta do século XVI. Sendo sua difusão atribuída aos franceses, que a utilizavam na confecção de vestes dos frequentadores da corte.

No Brasil, a técnica foi introduzida no nordeste do país pelos portugueses e religiosas. Contam que as freiras de clausura de Olinda, Pernambuco, foram às disseminadoras, através das serviçais do convento.

freiosmardasilva.blogspot.com
Olinda-PE, Convento de São Francisco e Igreja Nossa Senhora das Neves.

Exclusivamente a mão, a renda Renascença vai sendo construída sobre um papel manteiga riscado fixado a uma almofada em formato de rolo, por meio do uso de agulha, linha e lacê de algodão. O lacê é uma fita estreita que dá a estruturação aos pontos.

Almofada rolo - papel manteiga com o desenho e o lacê.

Tradicionalmente na cor branca, a renda ganhou multicores com o passar dos anos. Hoje em dia, além das técnicas de tingimento há uma variedade de tons originais da matéria prima.

Da precursora Maria Pastora, de Poção (Pernambuco) a estilista Martha Medeiros, o fato é que hoje mais do que nunca a Renascença está na moda. E a técnica que era passada de "mãe para filha" já pode ser aprendida em vários cursos disseminados pelo país. Ficou interessada?

divulgação
Juliana Paes, Deborah Secco, Cláudia Leite vestindo Renascença assinada por Martha Medeiros.

A procura é grande. A oferta ainda pouca. O próximo que temos notícia, acontecerá em novembro, em Porto Alegre. Promovido pela CoutureLab o curso será ministrado pela professora paulista Thaís Guerra. Com carga horária de 12 horas, o participante aprenderá alguns pontos, a técnica de combiná-los para formar diferentes desenhos e peças de roupas. Mais informações escolacouturelab@gmail.com e no telefone 51 3018.1132.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. por favor, onde podemos comprar a FITA LACÊ.

    Meu e-mail : linsadecio@gmail.com

    ResponderExcluir